Ed Sheeran bate recorde de 22 anos das paradas australianas


Shape Of you, do Ed Sheeran, passou 15 semanas em 1º lugar, o maior número de semanas desde que o chart semanal foi inaugurado em 1949.

O recorde antes pertencia ao ABBA, cuja música Fernando conseguiu permanecer 14 semanas no topo em 1976.

Sheeran sofreu um pequeno impacto quando foi brevemente destronado pelo Harry Styles, mas voltou ao nº 1 há alguns dias.

O cantor britânico também bateu o recorde dos Beatles (Hey Jude permaneceu 13 semanas em 1º em 1968), Coolio (Gangsta’s Paradise foi nº1 por 13 semanas em 1995) e Eminem (Lose Yourself ficou em 1º por 12 semanas em 2002).

Entretanto, o sucesso de Sheeran no chart de singles, vem numa época onde os métodos utilizados no cálculo de vendas são muito diferentes da era do ABBA.

O chart de singles da ARIA, é compilado usando um misto de downloads pagos no iTunes, bem como números de streaming no Spotify, Apple Music, Pandora e outros serviços.

Alguns serviços estão disponibilizados gratuitamente, fazendo com que alguns argumentem que é difícil comparar as vendas pura do ABBA da época do vinil, com as a forma com que a música é consumida atualmente.

A dominação de Sheeran na era tecnológica é impressionante.

Sua competição mais acirrada no chart de singles é ele mesmo – seu próximo single, Galway Girl, está em 2º na parada do ARIA.

Seu álbum Divide, permanece em 1º pela oitava semana consecutiva e já vendeu mais de 200 mil cópias (só na Austrália), impedindo que Tina Arena, Kendrick Lamar e agora Amy Shark, alcancem o lugar no topo.

O chart de álbuns do ARIA ainda precisa contar a tecnologia de streaming no que se diz respeito à venda.

Fonte | Tradução e adaptação: Fernanda – Equipe ESBR
Não reproduzir sem os créditos

 

 

 

Escrito por Fernanda
01.05